O Litoral Norte do Estado é mais densamente habitado do que o litoral sul, quase urbanizado por completo desde a Região Metropolitana do Recife até a divisa da Paraíba. Tem um dos sítios históricos mais importantes da região, como os municípios de Olinda, Itamaracá e Goiana, que começaram a ser povoados em 1508. Construções do brasil-colônia, como o Forte Orange, são muito visitadas por turistas que passam pela região.
Além das praias, também é conhecido por ter o Veneza Water Park, um dos maiores parques aquáticos do Brasil, situa-se na praia de Marinha Farinha, bairro da cidade de Paulista, região metropolitana do Recife.
As principais praias do Litoral Norte são as dos municípios de:
Paulista (praias de: Maria Farinha, Conceição, Pau Amarelo e Janga), Goiana (praias de: Pontas de Pedra, Carne de Vaca, Catuama, Barra de Catuama e Atapuz), Itamaracá (praias de: Itamaracá e Gavoa), Olinda (praias de: Rio Doce e Casa Caiada).
O Arquipélago de Fernando de Noronha, é administrado pelo estado, famosa ilha que atrai muitos turistas todos os anos. Fernando de Noronha possui belas praias, algumas delas entre as mais bonitas de todo o país; além de ser considerada o melhor lugar para a prática de Surf de todo o Brasil: é nesta ilha que ocorrem os principais campeonatos da modalidade no país; Os principais pontos turísticos de Fernando de Noronha: Forte de Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha, Vila dos Remédios, Praia da Conceição ou de Italcable, Praia do Boldró, na Vila Boldró Baía dos Porcos, Baía do Sancho (baía de águas transparentes, cercada por falésias cobertas de vegetação), Baía dos Golfinhos ou Enseada do Carreiro de Pedra Praia da Cacimba do Padre, Praia do Leão, Morro Dois Irmãos, Reduto de Santa Cruz do Morro do Pico de Fernando de Noronha, Fortim da Praia da Atalaia de Fernando de Noronha. Todo o arquipélago é tombado pelo Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.